A minha lingua...o português

A minha identidade é a minha língua
Vejo mais legitimidade em ser tornada língua oficial, qualquer uma das faladas nos restantes países membros da UE, que uma, o inglês, falada num país que acaba de nos abandonar.
 Mais do que estar em causa o inglês como língua oficial do continente europeu, estará sempre em causa a utilização do inglês como ferramenta de comunicação privilegiada em detrimento de muitas outras, faladas numa grande percentagem deste espaço. O inglês tornou se o meio comunicacional mais utilizado a partir do momento em que assumimos que a Grã-Bretanha iria permanecer na UE. Não sendo o caso, teremos de reavaliar o motivo que nos levou a prestar vassalagem à arrogância dos britânicos. Nunca esquecerei uma tarde passada no Colégio dos Ingleses em Carcavelos, como membro do Coro de Sto. Amaro de Oeiras, num concerto em que estive cerca de hora e meia de pé, supostamente para cantar, e tive de ouvir o director desse colégio discursar em inglês, até que, enojado me dirigi à saída.
Não é suposto em Portugal, onde me exprimo com muito orgulho na minha língua-mãe, vir gente do exterior sem um pingo de vergonha, falar como se isto fosse uma pequena colónia britânica, esse tipo de arrogância pindérica não cola comigo.
O francês poderia ser, a partir de hoje, a opção...assim o queiram as Instituições europeias.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O 25 DE ABRIL DE 1974

Caso Meco chega hoje ao fim no Tribunal de Setúbal

Antes e depois: as imagens do 25 de abril de 1974 em contraste com a Lisboa de 2021 - NiT