Independência? Egoísmo?!!

Há, por vezes, uma grande confusão, entre estes dois conceitos; não sei se por interesses escondidos das pessoas interessadas ou por quaisquer outros, mas duma coisa tenho a certeza:
Independência tem pouco ou nada a ver com Egoísmo.
A Independência passa por uma atitude própria de quem quer apenas manter a sua acção, sem atropelar os interesses de terceiros, não tendo de ser influenciado por eles, mas podendo sê-lo, dependendo apenas da sua vontade.
Por Egoísmo ou Egocentrismo, entendo tudo o que passe por concentrar todas as atenções em si próprio com o objectivo de satisfazer o seu "ego", ultrapassando todos os que lhe barram o caminho, ou impeçam a sua progressão com fins bem definidos: a satisfação dos seus interesses económicos, pessoais, profissionais ou outros, cujo único beneficiário, é o próprio.
É claro que não é independente ou egoísta quem quer, mas quem por educação ou escolha de valores ou ausência deles, desenvolve condições para tal, tanto num caso como no outro.
Normalmente uma pessoa egoísta, é duma arrogância e insensibilidade atrozes.Por outro lado, quem começa por ser independente, pode acabar por se tornar egoísta, se não souber, a meio do percurso, fazer a escolha certa, por isso a confusão entre estes dois conceitos.
A arrogância que eu classifico como o sinal mais visível duma personalidade egoísta, é talvez o seu lado mais ruim, para além de constituir seguramente, a característica mais desprezível que julgo poder encontrar em qualquer ser humano:

O arrogante, na prossecução dos seus objectivos, é violento, trata os seus iguais ou os, hierarquicamente inferiores, com desprezo e pode, à posteriori, cometer algumas acções que pelas suas consequências, podem ser configurados como crimes, como, roubo, violações ou até assassínio, para além de ser destituído de emoções ou dor pelos problemas alheios.
É claro que poucas vezes chegam a tanto, mas mesmo assim, é conveniente estarmos atentos principalmente quando lidamos, de perto, com pessoas deste tipo.

De notar que, quem começa por ser egoísta, pode ou acaba quase sempre arrogante, com todos os problemas que pode causar a si próprio e aos que, têm a infelicidade de lidar com ele ao longo da vida.

Comentários

Anónimo disse…
Começo pelo fim. Diz no último parágrafo que " quem começa por ser egoísta pode ou acaba sempre arrogante". Ora eu entendo que todos nascemos sem defeitos!
Que poderemos herdar algumas características genéticas dos nossos ascendentes, concordo!
Mas à partida "como também diz" não é egoísta quem quer!
A própria sociedade, cada vez mais destituída de valores encaminha os indivíduos, muitas vezes, a tomar determinadas atitudes e/ou a adoptar maneiras de ser como mecanismos de defesa muito pouco saudáveis!
Chamar-se-á arrogância? Talvez!
Que não é bonito não é! Mas vamos lá fazer um esforço por tentar compreender melhor o ser humano e ajudarmo-nos mutuamente, a fim de nos tornarmos melhores pessoas.
Isto, porque eu ainda acredito que o ser humano é bom!
Emília

Mensagens populares deste blogue

O 25 DE ABRIL DE 1974

Caso Meco chega hoje ao fim no Tribunal de Setúbal

Antes e depois: as imagens do 25 de abril de 1974 em contraste com a Lisboa de 2021 - NiT