Desculpem...mas discordo

Um pedido de desculpas é uma iniciativa que deve apenas ser tomada quando, quem pede desculpas ofendeu ou de algum modo, prejudicou um terceiro e está arrependido do seu erro, não mais do que isso!
Ora no caso presente, trata-se de um pedido de desculpas por parte de uma Instituição a um Cientista que já morreu há mais de uma centena de anos, dá vontade de rir, não é verdade?

Um pedido de desculpas, para servir para alguma coisa, deve repôr algo que foi retirado do lugar, onde supostamente, deveria permanecer, seja a dignidade duma pessoa , o prestígio ou até o direito a ser respeitado, no seu bom nome e ofensas meramente verbais, mas que não deixam de ofensas. E é ao próprio que deve ser restituido tudo o que, indevidamente lhe foi retirado.


Não vejo que Darwin esteja em condições de receber o que quer que seja!


Não há dúvida que dá um jeito enorme, fazer as maiores atrocidades, assassinando, massacrando, caluniando e ir uns anos depois ao cemitério chorando lágrimas de crocodilo pedir desculpa do dislate: consciência tranquila, "para Inglês ver" como se todo o mal que foi feito pudesse ser apagado com uma borracha, voltando tudo à primeira forma.



O sofrimento causado, as torturas, eu sei lá que mais, são apenas umas coisinhas, perante o nosso próprio incómodo de ter de apresentar desculpas públicas, mostrando um ar enfadado, condoído e a condizer.


O Ser Humano consegue sempre surpreender-nos pelos piores motivos.



Mas este caso tem mais uma nuance que não suporto: se o ofendido fosse eu, não gostaria de receber um pedido de desculpas duma entidade que não me fez mal algum, e porquê?


As pessoas que ridicularizaram Darwin ao desacreditarem as suas teorias, já não fazem parte do mundo dos vivos, logo, é impossível arrependerem-se e pedir as consequentes desculpas, não têm de ser os que lhes sucederam nas suas funções a pedir o que quer que seja.


É interessante mas não há emissor das desculpas nem receptor das mesmas, pois Darwin já não existe, logo o resultado duma comunicação deste tipo, é igual a ZERO.


A ùnica coisa relevante que podem fazer é construir algo de ético, social, solidário com os desfavorecidos deste mundo, por exemplo, a Igreja Anglicana e a Igreja Católica, deveriam, em nome desse pedido de desculpas, apostarem mais no financiamento da Ciência para ajudarem os pobres, os famintos a terem uma vida melhor, na cura de doenças que continuam a matar, enfim, serem solidários com quem precisa, ao contrário de defenderem um certo tipo de hipocrisia que não fica nada bem a uma Instituição religiosa; afinal o Objectivo de qualquer religião não é ser solidário?



Então arregaçem as mangas, se o vosso Deus é mesmo Justo não deixará de ter isso em conta, quando forem fazer companhia a Galileu, Darwin e outros, cujas ideias eram avançadas demais, para o seu tempo.


Depois há também um tempo para tal iniciativa ser tomada e é anedótico alguém tomar a iniciativa de pedir desculpas a quem não ofendeu e não tem possibilidade de tomar conhecimento do arrependimento da Pessoa ou conjunto de pessoas por quem foram ofendidos.
Junto Imagem da Notícia publicada no DN de 16Set08.
Voltarei ao assunto se tal se justificar...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O 25 DE ABRIL DE 1974

Caso Meco chega hoje ao fim no Tribunal de Setúbal

Antes e depois: as imagens do 25 de abril de 1974 em contraste com a Lisboa de 2021 - NiT