Recado



Um recado a alguns amigos facebookeiros e não só, detratores da minha personalidade que...doa a quem doer, será sempre INDEPENDENTE.
Não passaram muitos dias desde que, a propósito dos demasiados jogadores estrangeiros que pululam no Benfica, clube de que sou adepto, fui chamado de CHAUVINISTA por discordar do exagero dessa situação. Tenho muita consideração pela pessoa em causa, no entanto, não aceito tal epíteto.


Sou completamente desprendido dos valores vigentes nesta Sociedade, desde logo o dinheiro que para mim, tem tão só, a função de aquisição de bens necessários ao meu bem-estar e dos meus, e de algum conforto, teimo em defender com muito orgulho, os valores que me foram transmitidos, enquanto criança, apesar das dificuldades económicas, então presentes em quase todas as famílias portuguesas:


O respeito por quem pensa diferente, desde que não seja posto em causa nenhum direito essencial a uma sã convivência em sociedade;
A solidariedade e...o assumir a defesa dos mais fracos;
Tudo o que, eticamente, seja defensável; e neste conceito, incluo todos seres vivos e todas as ações que, por inerência, lhes possam ser associadas.


Digamos que as elites da espécie humana, talvez devido a um percurso algo diferente, traçado pela evolução da Humanidade, também ela diferente, são descriminatórias, violentas Q.B., relativamente a outros seres vivos e mesmo dentro da espécie humana: o racismo, o chauvinismo, são exemplos dos que considero incluídos nestes casos, mas também a vitimização de alguns grupos para não falar das pseudo-culturas pois estas são normalmente, o resultado da AÇÃO do Homem, e só em casos muito bem definidos poderei classificar de CULTURA.
Coexistem nesta amálgama, apenas dois tipos: a verdadeira, e a sua negação, negação esta, que deturpa “a verdade da cultura”.

Estão neste caso, as chamadas, ideologias fundamentalistas e religiosas ou não, sou contra qualquer tipo de fundamentalismo, venha ele de onde vier, que na maior parte dos casos, nos conduz  a um obscurantismo, uma paragem no tempo ou até mesmo, retrocesso na evolução humana.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O 25 DE ABRIL DE 1974

Caso Meco chega hoje ao fim no Tribunal de Setúbal

Antes e depois: as imagens do 25 de abril de 1974 em contraste com a Lisboa de 2021 - NiT