A Europa alemã caíu no descrédito

Há dois tipos de pessoas que agem de formas opostas, perante o Estado e a Sociedade:
  • Os que defendem que uma lei está acima das pessoas e estas devem cumprir, doa a quem doer.
  • Os que, por outro lado, a abominam e detestam ser controlados seja por alguém,  pelo Estado ou qualquer outra instituição.
Em ambos os casos...a rigidez de posições é má conselheira: ambos têm razão e não têm.
Se uma regra ultrapassa os limites para além do fim, para que foi criada ou é deturpada pelo seu executor, essa lei não pode, não deve ser cumprida.


A ÉTICA. a DIGNIDADE, o RESPEITO, a SOLIDARIEDADE, a MORALIDADE, estão para lá de regras feitas em cima do joelho com o intuito de prejudicar alguém.


Acredito sinceramente que é o que se passa neste momento com o choque Alemanha/Grécia; nem a Grécia deve incumprir, nem Europa restante tem legitimidade para o exigir, principalmente, tendo em conta a sua própria insensibilidade e  a certeza de que não  vão receber o seu dinheiro, se não derem condições aos gregos, portugueses e outros, de conseguir pagar as suas dívidas, com a dignidade possível.
Nenhum conflito se resolve com posições rígidas de um lado e do outro. os gregos foram vexados, os portugueses enquantto não puserem este governo no olho da rua, sê-lo-ão AD INFINITUM.

Continuo a acreditar que vai haver bom senso, parte a parte.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O 25 DE ABRIL DE 1974

Caso Meco chega hoje ao fim no Tribunal de Setúbal

Antes e depois: as imagens do 25 de abril de 1974 em contraste com a Lisboa de 2021 - NiT