Formação e Humanismo

A formação humana de valores, seja lá isso, o que cada um de nós considere, é muitíssimo mais importante que qualquer formação académica embrulhada ou não em canudo dourado. Será uma verdade do conhecimento de todos, mas deixem que vos diga, nesta sociedade é cada vez mais esquecida. Não é por alguém que por motivos pessoais ou outros não completou ou nem sequer iniciou esses estudos, que será menos homem/mulher, que outros com as mesmas condições de oportunidade à partida, mas que por opção, prosseguiram esse caminho.
Mas eu não sou ninguém para decidir as opções de cada um!!!
Pois...mas eu nunca trocaria a minha vida, como a vivo, por um diploma, por mais vistoso que fosse. A minha vida vivida até hoje, não é exemplo para ninguém, nem sequer lhe exagero o valor. No entanto, se tivesse pomposamente um “dr” antes do meu nome, não seria condição, para que vivesse melhor. Não desvalorizo o conhecimento que um grau académico me pudesse trazer, mas daí até mudar radicalmente a minha vida, vai um enorme passo que eu não sei se estaria disposto a dar.
O CONHECIMENTO também se adquire fora do ambiente académico, talvez até com melhores resultados, basta que queiramos. Neste caso, o patamar a atingir, teremos de ser sempre nós a defini-lo, de acordo com a nossa vontade.

A minha vontade, ainda que o quisesse, que não quero de todo, não é igual à do meu vizinho, colega, amigo ou familiar; será sempre igual, a mais ou...a menos, de acordo o meu desejo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O 25 DE ABRIL DE 1974

Caso Meco chega hoje ao fim no Tribunal de Setúbal

Antes e depois: as imagens do 25 de abril de 1974 em contraste com a Lisboa de 2021 - NiT