Carta aberta a uma bastonária imcompetente

Carta aberta a uma bastonária incompetente

Cara amiga(???)
Eu poderia ensinar lhe algumas coisas da sua profissão, mas mais ainda...incutir-lhe alguma decência, humildade e respeito pelos doentes a seu cargo, mas acima de tudo uma nesga de ÉTICA; são estas as condições necessárias ao exercício da sua profissão, no que ela tem de mais nobre.
Eu também já fui enfermeiro, num tempo em que nem havia bastonários, sindicalistas e outros que tais e sob condições deprimentes; fui enfermeiro militar há quarenta e alguns anos, num tempo em que era um risco, exercer essa profissão, pois como militar que era, corria o risco  de uma possível mobilização para o Ultramar. As condições técnicas e profissionais para se ser enfermeiro, esqueça...não existiam; pois...mas já lá vão uns anos desde então, mas dávamos tudo pelo bem estar dos nossos doentes, alguns deles feridos e traumatizados pela guerra.
Os enfermeiros de hoje são uns senhores se comparados com os colegas do meu tempo e estão a ser manipulados por uma bastonária sem um pingo de vergonha.
Até posso aceitar as suas reivindicações pela dignidade da classe, o que recuso é aceitar, a cada dia que passa, outras adendas ao acordo inicial. Hoje é o estatuto de especialista, amanhã são 400€ de aumento suplantando a classe médica que quer queiramos ou não, está uns furos acima, em termos técnicos e de responsabilidade médica. Eles, enfermeiros perderam a face, ao entregar os seus destinos nas mãos de uma bastonária incompetente e arrogante.
Aliás, o mesmo se aplica aos professores; neste caso não é um bastonário mas um presidente sindical que desde que chegou ( há algumas dezenas de anos), pede sempre o impossível: há outras profissões neste País muito mais maltratadas e sem capacidade reivindicativa. O orçamento tem limites tanto para enfermeiros como para professores. Mas também há limites para a falta de VERGONHA destes profissionais mal representados pelos seus sindicatos e por uma bastonária que deturpou tudo, suplantando as suas funções.

Manuel Araújo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O 25 DE ABRIL DE 1974

Caso Meco chega hoje ao fim no Tribunal de Setúbal

Antes e depois: as imagens do 25 de abril de 1974 em contraste com a Lisboa de 2021 - NiT