Nova Ordem Mundial

Trump falhou (terá falhado mesmo???) uma guerra com a Coreia do Norte, mas está à beira de potenciar um conflito que se pode tornar mundial, pelos interesses em jogo.
Ainda há quem acredite neste incendiário, que sentado na Casa Branca, sonha mover todas as peças do xadrez mundial.
Do outro lado, não temos um adolescente perigoso e imberbe, como será o caso do presidente norte-coreano, mas uma oligarquia jihadista tão ou mais perigosa que os seus vizinhos sunitas, e "não dão ponto sem nó".
Para ser sincero, nem xiitas, nem sunitas são o lado bom da questão; serão sempre antros de ódio à cultura ocidental.
Mas há outras formas que não, as trumpistas, que eu não aceito, diga-se, de lidar com estas diferenças de conceito,venham do lado dos jihadistas, ou do lado dos trumps, dos bolsonaros ou de alguns políticos de meia tigela que vão surgindo por aqui e por ali, nesta Europa-simulacro de U N I Ã O.
A democracia em todas as suas facetas, é o caminho, seja no pensamento seja na acção ou no respeito por diferenças culturais humanistas.
A democracia não se esgota na eleição de líderes políticos, tem de existir, acima de tudo, no pensamento, em sociedade, ou até na nossa vida pessoal e em tudo que possa influenciar a nossa vida diária.
Comecemos por proibir a eleição de líderes xenófobos, fascistas, ou defensores de um status quo, que já nos levou em tempos a duas guerras mundiais com o consequente massacre de milhões de europeus.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O 25 DE ABRIL DE 1974

Caso Meco chega hoje ao fim no Tribunal de Setúbal

Antes e depois: as imagens do 25 de abril de 1974 em contraste com a Lisboa de 2021 - NiT