LER E SABER


Ler é beber conhecimento, é fazer um exercício de ginásio para a sanidade da mente.
O exercício físico catapulta-nos a um desempenho bem acima do normal; a Leitura e a Música fazem o mesmo ao nosso espírito.
O bem estar produzido leva nos a um âmago incomparável. Aprendi muito com a leitura massiva na minha infância/adolescência. Nunca teria chegado aqui como cheguei, se não tivesse feito da leitura, na juventude, a minha quase única fonte do SABER.
Desenganem se alguns, não foi a escola. A liberdade de ler o que quis ou não quis, deu-me o prazer que a escola sempre me vedou.
Motivo...a independência e a liberdade de escolha, que me eram coartadas na escola, onde a principal preocupação foram sempre as notas no fim do ano.
O espírito livre que sempre pratiquei com a leitura, deu-me o conhecimento que a sala de aula nunca conseguiu.
A escola foi sempre para mim um modelo de rigidez, autoridade e controle, que o meu espírito livre sempre rejeitou.
Não sou nem quero ser modelo para ninguém.
A minha liberdade estará sempre na forma como quero absorver as lições que vida me deu.
Não retiro daqui a jeito de conclusão, que a escola, comigo não cumpriu o seu papel; fez o que pôde com um espírito indomável, como o meu.
Gosto
Comentar
Partilhar

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O 25 DE ABRIL DE 1974

Caso Meco chega hoje ao fim no Tribunal de Setúbal

Antes e depois: as imagens do 25 de abril de 1974 em contraste com a Lisboa de 2021 - NiT