Comentário da Ana a "Família vs Educação"

Família vs Educação
Mais que nunca torna-se premente que cada família comece a educação dentro de casa e desde o início. Os nossos filhos parece que nascem com a "escola" toda e cedo começam a tentar impor a sua vontade; assim é necessário ter força e objectividade na forma como se dá educação e se ensina os rebentos, tendo em conta que o futuro deles depende de nós e de como os educámos.
Cada vez mais se vê falta de educação e civismo, falta de respeito pelos outros.
Ao longo da vida o ser humano tem tido “altos” e “baixos”, é um círculo vicioso que pode e deve ser alterado dependendo do que cada um faça no seio da sua família. Todos podem e devem fazer a diferença.
É certo que a Escola também tem a sua quota-parte na educação dos jovens, cada um deve ser visto e tratado como indivíduo com as suas especificidades; todos diferentes, todos iguais; cada um tem os seus gostos, as suas necessidades, as suas carências e todos devem ser respeitados como tal, e têm igualmente o dever de respeitar. Só com esta dualidade será possível construir um Futuro equilibrado e bom para nós, os nossos filhos, netos...
Mas é o afecto e o carinho, o tempo que se dispensa com os filhos o mais importante, não a quantidade mas sim a qualidade. Darmo-nos de alma e coração não implica abdicar de nós próprios, antes pelo contrário, ao fazê-los entender que também nós, pais, temos as nossas necessidades, as nossas dificuldades, angústias, prazeres, só assim eles poderão ser equilibrados e vir a ter em relação aos demais, respeito, e a saber dar o que têm de melhor para, aí sim, receberem o mesmo de volta.
Contudo, há já algum tempo, sinto que estamos numa fase difícil, os jovens andam meio perdidos, a educação em casa tem lacunas, e como é óbvio nas escolas há demasiados entraves a que os professores possam dá-la convenientemente.
É-me tão difícil, mas tão difícil mesmo, entender que se comece tão jovem nas drogas, no sexo sem consciência, na bebida, na agressividade/passividade face ao despotismo daqueles que por sua vez andam também perdidos...
Enfim, espero, ou por outra tenho Fé que o Futuro volte a entrar nos eixos, e que os jovens caiam na real e venham por sua vez à dar aos seus rebentos algo que a maioria não teve, mas que por isso mesmo o tentem transmitir. Tem sido assim ao longo de gerações. Há-de tornar a acontecer.
Até porque a Vida passa depressa de mais, bem depressa... e o Futuro é já ali e urge fazer algo bem rápido!

Comentários

Ailime disse…
Texto muito concreto e objectivo a apontar aspectos bem reais da nossa sociedade!
Concordo plenamente com tudo o que afirma e acrescento " de pequenino é que se torce o pepino"!
Vamos dar às crianças, adolescentes e jovens toda a atenção e afecto e teremos decerto uma juventude mais saudável, compreensiva e pacífica!
Os jovens merecem todo o nosso respeito e admiração! Eles são na sua maioria muito generosos!
O futuro será construído por eles e eu também acredito que um dia tudo será diferente!
Ailime

Mensagens populares deste blogue

O 25 DE ABRIL DE 1974

Caso Meco chega hoje ao fim no Tribunal de Setúbal

Antes e depois: as imagens do 25 de abril de 1974 em contraste com a Lisboa de 2021 - NiT