Comentário da Ana a "Família vs Educação"

Família vs Educação
Mais que nunca torna-se premente que cada família comece a educação dentro de casa e desde o início. Os nossos filhos parece que nascem com a "escola" toda e cedo começam a tentar impor a sua vontade; assim é necessário ter força e objectividade na forma como se dá educação e se ensina os rebentos, tendo em conta que o futuro deles depende de nós e de como os educámos.
Cada vez mais se vê falta de educação e civismo, falta de respeito pelos outros.
Ao longo da vida o ser humano tem tido “altos” e “baixos”, é um círculo vicioso que pode e deve ser alterado dependendo do que cada um faça no seio da sua família. Todos podem e devem fazer a diferença.
É certo que a Escola também tem a sua quota-parte na educação dos jovens, cada um deve ser visto e tratado como indivíduo com as suas especificidades; todos diferentes, todos iguais; cada um tem os seus gostos, as suas necessidades, as suas carências e todos devem ser respeitados como tal, e têm igualmente o dever de respeitar. Só com esta dualidade será possível construir um Futuro equilibrado e bom para nós, os nossos filhos, netos...
Mas é o afecto e o carinho, o tempo que se dispensa com os filhos o mais importante, não a quantidade mas sim a qualidade. Darmo-nos de alma e coração não implica abdicar de nós próprios, antes pelo contrário, ao fazê-los entender que também nós, pais, temos as nossas necessidades, as nossas dificuldades, angústias, prazeres, só assim eles poderão ser equilibrados e vir a ter em relação aos demais, respeito, e a saber dar o que têm de melhor para, aí sim, receberem o mesmo de volta.
Contudo, há já algum tempo, sinto que estamos numa fase difícil, os jovens andam meio perdidos, a educação em casa tem lacunas, e como é óbvio nas escolas há demasiados entraves a que os professores possam dá-la convenientemente.
É-me tão difícil, mas tão difícil mesmo, entender que se comece tão jovem nas drogas, no sexo sem consciência, na bebida, na agressividade/passividade face ao despotismo daqueles que por sua vez andam também perdidos...
Enfim, espero, ou por outra tenho Fé que o Futuro volte a entrar nos eixos, e que os jovens caiam na real e venham por sua vez à dar aos seus rebentos algo que a maioria não teve, mas que por isso mesmo o tentem transmitir. Tem sido assim ao longo de gerações. Há-de tornar a acontecer.
Até porque a Vida passa depressa de mais, bem depressa... e o Futuro é já ali e urge fazer algo bem rápido!

Comentários

Ailime disse…
Texto muito concreto e objectivo a apontar aspectos bem reais da nossa sociedade!
Concordo plenamente com tudo o que afirma e acrescento " de pequenino é que se torce o pepino"!
Vamos dar às crianças, adolescentes e jovens toda a atenção e afecto e teremos decerto uma juventude mais saudável, compreensiva e pacífica!
Os jovens merecem todo o nosso respeito e admiração! Eles são na sua maioria muito generosos!
O futuro será construído por eles e eu também acredito que um dia tudo será diferente!
Ailime

Mensagens populares deste blogue

Caso Meco chega hoje ao fim no Tribunal de Setúbal

“É um dia histórico”. Governo anuncia maior compra de comboios de sempre